Falcolack / Falcolit
Falcocril
Falcopoly / Falcofleet
Falcopoxi /Falcofloor
Falcoterm
Falcofleet
Falcolatex
Falcoclean
Falcolack / Falcolit
Falcocril
Falcopoly / Falcofleet
Falcopoxi /Falcofloor
Falcoterm
Falcofleet
Falcolatex
Falcoclean
CONSTITUINTES DAS TINTAS
As tintas são compostos químicos que, após a cura, formam uma película. Elas são uma combinação de solução e dispersão, sendo que a dispersão consiste em uma mistura heterogênea da solução que contém o veículo, solvente e pigmentos.
Resinas
Chamado de veículo, a resina é que carrega a maioria das propriedades das tintas, como a formação da película, flexibilidade, brilho, secagem, dureza, aderência e resistência química e mecânica. As resinas mais utilizadas são epóxis, poliuretano, alquídico, etil silicato de zinco, resinas epóxi novolac, nitrocelulose e resinas à base de óleos vegetais. As resinas são agrupadas em dois grupos:
Pigmentos
Os pigmentos são responsáveis pelo endurecimento da película, brilho, resistência à abrasão e radiação ultravioleta. Eles são divididos em três grupos:
Solventes
É a parte volátil da tinta. São substâncias puras derivadas do petróleo, utilizadas para controle de viscosidade, controle de fluidez e secagem. Os solventes são, em geral, selecionados em função da natureza do veículo da tinta. Como exemplos de solventes, temos:
Aditivos
Os aditivos conferem algumas propriedades específicas às tintas. São usados em pequenas quantidades e incluem:
PRINCIPAIS CLASSES DE TINTAS INDUSTRIAIS
Tintas Bicomponentes
EPÓXI
Os epóxis são muito utilizados na proteção anticorrosiva, em função da sua alta performance e custo médio. Eles são indicados para proteção de equipamentos e estruturas sujeitas a ambientes de média e alta agressividade. Entretanto, o epóxi sofre calcinação quando exposto à radiação solar, por isso não se usa essas tintas como acabamento (a não ser que sejam áreas internas). Essas tintas são fornecidas em dois componentes, um contendo o pré-polímero epóxi e o outro, o agente de cura, que é, em geral, uma amina ou amida.
A tinta Epóxi Poliamina apresenta excelente resistência a ácidos, álcalis, sais e solventes e possui um menor tempo de secagem, maior dureza e resistência à abrasão, comparada com a tinta Epóxi Poliamida.
A tinta Epóxi Poliamida tem grande resistência à água, condições de imersão e é mais fácil de ser aplicada em ambientes com umidade relativa elevada. É mais flexível e aderente.
A tinta Epóxi Coal Tar (Alcatrão de Hulha) é combinada com produto betuminoso (alcatrão), resultando em tintas de alta espessura e grande utilização em imersões em água. É amplamente utilizada em estruturas metálicas enterradas, como tubulações de captação de água.
A tinta Epóxi Tar Free (Livre de Alcatrão de Hulha) é isenta de alcatrão de hulha, mas mantém características semelhantes a tinta de alcatrão epóxi, como promover alta espessura e alta resistência à imersão em água. As tintas betuminosas têm sofrido restrições e estão sendo substituídas pela linha Tar Free.
A tinta Epóxi Mastique possui excelente aderência em superfícies limpas com ferramentas mecânicas manuais. É muito utilizada em manutenção industrial quando não é possível o jateamento abrasivo ou por difícil execução. São formuladas para promover alta espessura e contém pigmentos lamelares do tipo óxido de ferro micáceo ou alumínio, proporcionando também uma excelente proteção por barreira.
A tinta Epóxi Fenólica é bastante utilizada nos casos em que se deseja uma elevada resistência química. As tintas fabricadas com resina Epóxi Novolac podem ser usadas em faixas de temperatura mais elevadas, até 230°C.
A tinta Epóxi Isocianato é especialmente desenvolvida como tinta promotora de aderência em aço galvanizado, alumínio, cobre, chumbo, fibra de vidro, aço carbono, ferro fundido e aço inoxidável.
A tinta Epóxi Surface Tolerant é desenvolvida para aplicações em condições de umidade relativa de até 100%, superfícies molhadas e aplicações subaquáticas. São muito utilizadas em esquemas de pintura que utilizam hidrojateamento.
A tinta Epóxi Rica em Zinco contém pigmentos metálicos de zinco, em teores bastante elevados, a fim de proporcionar uma proteção catódica, também conhecida como proteção por sacrifício.
A tinta Epóxi Autonivelante conta em sua formulação com cargas minerais como quartzo para proporcionar maior resistência a abrasão. São especialmente desenvolvidas para pisos e correções de imperfeições em pisos.
POLIURETANO (PU)
São polímeros obtidos da reação de álcool (resina – componente A) com um isocianato (agente de cura – componente B). As resinas podem ser poliésteres ou acrílicas, e o agente de cura pode ser do tipo alifático ou aromático. Essas tintas são, de modo geral, de alta performance, alta resistência a agentes químicos, resistentes à abrasão e de grande beleza de acabamento.
As tintas Poliuretano Alifático são amplamente utilizadas como tintas de acabamento, principalmente em conjunto com primers epóxi, por terem excelente resistência ao intemperismo, especialmente aos raios ultravioleta, formando um esquema completo para alta agressividade em ambientes externos. Além disso, graças a sua alta resistência a solventes orgânicos, ela pode ser limpada com xilol, com isto, é possível remover marcas de grafitagem ou pichações.
As tintas Poliuretano Aromático são mais utilizadas como primers, especialmente em frotas, já que esse produto tem como característica secagem mais rápida e favorece o lixamento posterior proporcionando acabamento. Além disso, ele também é mais resistente à abrasão e à tração, se comparado o Alifático.
ETIL SILICATO DE ZINCO
Como qualquer tinta rica em zinco, o Etil-Silicato de Zinco protege o metal catodicamente. Além disso, a cura da película ocorre por hidrólise, o que a torna tolerante à umidade e necessário que a umidade do ar esteja no mínimo na casa dos 60% para a cura completa. Alguns técnicos costumam molhar a superfície para acelerar o processo de cura. Ela é usada como tinta de fundo de alta performance para atmosferas altamente agressivas e para imersão em produtos de petróleo e produtos químicos. Requer no mínimo jateamento ao metal quase branco ou hidrojateamento severo para tratamento da superfície.
Tintas Monocomponentes
Estas tintas se caracterizam pela secagem por evaporação do solvente ou por oxidação e, portanto, não necessitam de um componente B. Dentre esse grupo, é importante destacar:
ALQUÍDICAS OU SINTÉTICAS
As resinas alquídicas, também conhecidas como sintéticas, são poliésteres resultantes da reação de poliálcoois (normalmente glicerina e o pentaeritritol) com poliácidos (normalmente anidrido ftálico). As tintas alquídicas, apesar de possuírem resistência química superior às tintas a óleo, também são passíveis de serem saponificadas em meios ou sob condições alcalinas. Em atmosferas rurais, urbanas e industriais leves, são produtos que apresentam bom desempenho contra a corrosão, além de possuírem um ótimo custo se comparados com outras tintas. São tintas de fácil aplicação e são muito utilizadas na construção civil, manutenção industrial e pintura de implementos agrícolas e estruturas metálicas.
ACRÍLICOS
Os polímeros acrílicos são mais utilizados como tintas de acabamento, pois oferecem excelente resistência à radiação solar sem perder a cor. Proporcionam ainda grande retenção de brilho e boa flexibilidade. Os esquemas de pintura acrílicos à base de solventes orgânicos oferecem proteção anticorrosiva para superfícies metálicas com secagem rápida.
Falcão Indústria Química S/A
© Falcão Tintas S/A 2024. Todos os direitos reservados.