Treinamentos

Preparo de superfície

Preparo de superfície por jateamento abrasivo

Assim como a qualidade do produto e o processo aplicação o preparo de superfície é tão importante quanto e a aderência das tintas que compõe o esquema de pintura está intimamente ligada a eficiência desse tratamento.

Neste post abordaremos o preparo por jateamento abrasivo que para tratamento anticorrosivo é o mais recomendado pois além de remover contaminantes, como oxidação, poeira, carepa de laminação ele promove rugosidade o que provê melhor aderência das tintas e melhor contato superficial favorecendo a proteção.

O jateamento abrasivo não é capaz de retirar óleos e graxas por isso é recomendado a lavagem prévia das estruturas e equipamentos com produto desengraxante ou mesmo a limpeza previa por meio de solventes.

O jateamento abrasivo é realizado por meio do jato de ar comprimido (cerca de 7kg/cm²) seco e livre de óleo e umidade, abastecido com abrasivos que através do choque contra o substrato é capaz de remover os contaminantes e abrir o perfil de rugosidade. Hoje na indústria a vários tipos de abrasivos entre eles, oxido de alumínio sinterizado, escoria de cobre, bauxita sinterizada (sinterball e sinterblast) e as granalhas de aço (grit e shot), essa última feita com aço de alta dureza e resistente a centenas de ciclos em reutilização, entre 350 e 450 vezes. Um abrasivo que já foi muito utilizado é a areia de dragagem de rio, contudo sua utilização foi proibida pela portaria N°99 do TEM devido a mesma ocasionar uma doença chamada silicose.

O ideal é que o jateamento seja realizado em espaço confinado para que haja o recolhimento do abrasivo para reutilização e para tratamento da poeira gerada no processo. O operador jatista tem seu equipamento de proteção constituído de luvas e roupão de raspa, e capacete com ar mandado filtrado para respiração.

 

preparo de superficie por jateamento abrasivo 1

O jateamento é o método mais eficaz de tratamento pois possibilita diferentes padrões de limpeza, desde a mais superficial ate o que chamamos de jato branco quando o substrato apresenta cor cinza metálico sem manchas. Para avaliar o nível ideal de jateamento é preciso considerar o grau de intemperismo inicial da superfície metálica para indicar o mais adequado e conveniente. Abaixo tabela de classificação visual do estagio de corrosão inicial do aço.

preparo de superficie por jateamento abrasivo
Grau de intemperismo conforme a ISO 8501-1. Fonte: Gnecco e Matsumoto (2017).

Graus de intemperismo de superfícies de aço sem pintura conforme a ISO 8501-1

Grau A – superfície de aço completamente coberta de carepa de laminação intacta e aderente, com pouca ou nenhuma corrosão;

Grau B – superfície de aço com princípio de corrosão atmosférica da qual a carepa de laminação tenha começado a desagregar;

Grau C – superfície de aço da qual a carepa de laminação tenha sido removida pela corrosão atmosférica ou possa ser retirada por meio de raspagem, e que apresenta pequenos alvéolos;

 Grau D – superfície de aço da qual a carepa de laminação tenha sido removida pela corrosão atmosférica e que apresenta corrosão alveolar de severa intensidade.

O grau de intemperismo é a condição a qual se encontra a superfície antes de iniciar o processo de limpeza. É muito importante reconhecer o estágio inicial para que o jateamento abrasivo seja realizado de forma a se obter a o padrão ideal indicado.

Graus de preparação de superfícies de aço por meio de jateamento abrasivo seco conforme as ISO 8501-1 e ISO 8504-2 . Importante conhecer para saber qual padrão deve ser aplicado e reconhecer a efetividade do tratamento.

Grau Sa 1 – Jateamento Abrasivo Ligeiro: a carepa de laminação solta, a ferrugem e material estranho não aderente devem ser removidos. A superfície deve ser limpa, imediatamente, com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A aparência final deve corresponder às gravuras com designação Sa 1. Esta limpeza não se aplica a superfícies que apresentem Grau A de intemperismo original. Para as demais, os padrões de limpeza são: BSa 1, CSa 1 e DSa 1;

Grau Sa 2 – Jateamento Abrasivo Comercial: quase toda a carepa de laminação, a ferrugem e material estranho devem ser removidos. A superfície deve ser limpa, imediatamente, com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A superfície deve apresentar, então, coloração acinzentada e corresponder, em aparência, às gravuras com designação Sa 2. Esta limpeza não se aplica a superfícies que apresentem Grau A de intemperismo original. Para as demais, os padrões de limpeza são: BSa 2, CSa 2 e DSa 2;

Grau Sa 2 1/2 – Jateamento Abrasivo ao Metal quase Branco: a carepa de laminação, a ferrugem e material estranho devem ser removidos de maneira tão perfeita que seus vestígios apareçam somente como manchas tênues ou estrias. A superfície deve ser limpa, imediatamente, com aspiradores, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A superfície deve apresentar, então, aspecto correspondente às gravuras com designação Sa 2 1/2. Os padrões de limpeza são: ASa 2 1/2, BSa 2 1/2, CSa 2 1/2 e DSa 2 1/2;

Grau Sa 3 – Jateamento Abrasivo ao Metal Branco: a carepa de laminação, a ferrugem e material estranho devem ser totalmente removidos. A superfície deve ser limpa, imediatamente, com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A superfície deve apresentar, então, coloração metálica uniforme, correspondente em aparência às gravuras com designação Sa 3. Os padrões de limpeza são: ASa 3, BSa 3, CSa 3 e DSa 3.

preparo de superficie por jateamento abrasivo 1
Exemplos de grau de limpeza conforme a ISO 8501-1. Fonte: Gnecco e Matsumoto (2017).

Os padrões de limpeza referem – se apenas ao aspecto visual da superfície pós jateamento ou seja não demonstram a rugosidade que deve ser medida com o rugosimetro.

Para o grau de intemperismo A não é recomendado jateamento S a 1 e S a 2 pois os mesmo não são eficientes para a remoção de carepa de laminação.

Este post tem como base preparo de aço novo para primeira pintura.

Falcão Tintas conhecimento para voar mais alto.

Débora Silvino dos Santos

Compartilhe:

Você também pode gostar:

Categorias

Posts recentes

Siga-nos

Trabalhe conosco: